É comum vermos filmes, desenhos e canções que falam sobre as sensações que sentimos quando algo bom ou ruim acontece. E isso está cada vez mais presente nas obras voltadas para o público infantil. Para fortalecer ainda mais esse tipo de contato, é possível propor atividades sobre sentimentos e emoções que podem ser feitas na escola ou em casa.
Alguns exercícios são realizados em grupo, já outros a criança pode desenvolver sozinha, a partir da orientação de um adulto. E nesse momento, todo tipo de criatividade vale: use os personagens preferidos dos pequenos, emojis, cores e até mesmo acontecimentos e pessoas que pertençam à realidade deles.
Veja 10 atividades sobre sentimentos e emoções para educação infantil
1) Desenhando as emoções
As crianças têm muitas ideias e, geralmente, são muito criativas. Antes de falar sobre emoções, é interessante perguntar a elas o que acham que são. Você observará que as respostas serão bem diferentes das nossas, adultos, e isso pode ser bem divertido.
Feito isso, vocês podem começar a mão na massa e fazer desenhos mostrando o que são as emoções. Não existe uma regra, podem ser abstratos ou realistas; feitos com lápis, papel, tintas ou complementados por colagens.
Além disso, as cores têm um papel fundamental na percepção dos sentimentos. Faça com que os pequenos associem as tonalidades às emoções e demonstrem isso ao colorirem algo.
2) Mímica
A típica mímica pode ser personalizada para um jogo de emoções! Além de treinar a coordenação motora dos pequenos, é uma forma de contribuir para a socialização e aumentar a percepção deles sobre como os sentimentos são demonstrados.
O primeiro passo pode ser dado pelo professor ou responsável, para estimular as crianças a continuarem. Faça caretas de felicidade, imite um choro e demonstre com barulhos, enrugue a testa para indicar raiva e arregale os olhos para parecer assustado.
3) Jogo das emoções
Essa é uma das atividades sobre sentimentos e emoções na educação infantil mais populares. Para isso, você pode fazer desenhar em um papel cartinhas com sentimentos como: amor, alegria, raiva, nojo, tédio, medo, tristeza e tranquilidade. Ou então, é possível também baixar a imagem a seguir e recortá-la:
Mostre as cartas para a criança e pergunte com qual ela mais se identifica no momento ou em algum momento do passado. Quando ela escolher, entregue-a e converse com calma sobre por que ela se sente assim, se algo aconteceu na escola ou em outro lugar.
É muito importante que os responsáveis ouçam com atenção e sejam receptivos. Portanto, responda sempre com um tom de voz calmo e acolhedor.
4) Contação de histórias
Uma das atividades para trabalhar emoções e sentimentos é a contação de histórias. Porém, ao invés de apenas ler uma história de forma monótona, que tal fazer pausas e instigar os pequenos a pensarem nos sentimentos dos personagens da narrativa? Seja num momento dramático ou de euforia, o importante é eles participarem e refletirem sobre as emoções que cercam aquela história.
Veja também: + 10 livros infantis ilustrados em PDF para download gratuito
Lembre-os que além dos integrantes do conto, eles enquanto ouvintes também têm várias impressões, por exemplo quando sentem medo ao ouvir sobre um monstro, ou quando ficam empolgados com o herói que salva o mundo.
5) Dado das emoções
Vamos combinar geometria e emoções com um dado? Com a ajuda de um adulto, uma tesoura sem ponta e cola, a criança recorta um papel para fazer um cubo. Depois, dobra nas linhas e cola as abas pontilhadas. Pronto, temos um dado com carinhas de emoção.
A brincadeira é a seguinte: montar uma frase ou história envolvendo a carinha que caiu para cima. É um jogo de criatividade, porque as crianças podem tirar a mesma emoção várias vezes e precisam contar histórias diferentes cada vez.
6) Use fotografias
Nem todas as crianças têm contato com fotografias impressas nos dias de hoje. Inove nos materiais e leve essa ideia para os pequenos. Você pode revelar ou imprimir fotos de crianças expressando os sentimentos, desde alegria, tristeza, surpresa ou medo. É uma maneira deles se identificarem e normalizarem esse tipo de situação.
7) Faça um diário de emoções
“Como você está se sentindo hoje?” pode ser a pergunta padrão no início das páginas desse caderno. A ideia de ter um diário de emoções é ajudar a criança a identificar quais emoções prevalecem no dia, além de também fazê-la criar o hábito de dar importância aos próprios sentimentos.
Em alguns casos, ter o registro dessas sensações pode auxiliar os responsáveis a compreender melhor os filhos. Deixe a criança livre para completar as folhas com desenhos, escritas ou colagens que demonstrem o que ela está sentindo.
Leia também: + A importância da interação social na educação infantil
8) Como você fica quando..?
É hora de colocar a criançada para pensar! Crie situações, preferencialmente realistas, e dê um tempinho para que elas pensem como iriam reagir. Alguns exemplos de perguntas sobre sentimentos e emoções para a educação infantil são:
Como você fica quando leva um tombo?
Como você fica ao receber um presente?
Como você se sente quando está com seus amigos?
Qual foi a última vez que você se sentiu orgulhoso de si mesmo? Por quê?
Como você se sente quando compartilha seus brinquedos com os amigos?
O que te faz sentir amado?
Como você se sente quando está aprendendo algo novo?
O que te deixa ansioso ou preocupado?
A atividade pode ser feita manualmente ou através da conversa.
9) Emoções escondidas
Para essa atividade, você pode criar bonequinhos em palitos de madeira. Faça os rostos em círculo no papel ou mesmo em uma bolinha de isopor. Lembre-se de colocar várias expressões. A intenção é que cada lado do círculo/bolinha fique com uma face diferente, por exemplo, de um lado um rosto feliz e do outro um triste.
Sendo assim, você mostra um lado do boneco para a criança e inventa uma história em cima disso, até chegar em um ponto da narrativa que acontece alguma coisa e esse personagem se transforma. Deixe a criança adivinhar o que mudou e que tipo de sentimento pode ter aparecido.
10) Truques para aliviar ou expressar os sentimentos
Quando você está muito feliz, o que gosta de fazer? E quando está triste, será que existe um jeito de aliviar esse sentimento que parece doer no peito? Dê alternativas para as crianças testarem aquilo que mais funciona para elas.
Na hora da raiva, dar alguns tapinhas em um travesseiro macio pode ajudar. Quando a felicidade aparecer, pule, corra, gaste essa energia! Em situações de medo, compartilhar o que se está pensando pode ajudar, assim como quando a tristeza bater.
Qual a importância de atividades sobre emoções na educação infantil?
Apesar de algumas situações demandarem um tempinho a mais para serem digeridas, é importante que as crianças já cresçam sabendo que não há nada de errado em compartilhar o que estão sentindo. E da mesma forma que gostamos de falar sobre a nossa felicidade para as pessoas, também precisamos mencionar a tristeza.
Muitos indivíduos têm dificuldades de tratar as emoções quando adultos justamente por repressões que sofreram na infância. Não julgue uma criança que está chorando, ao invés disso, acolha e pergunte o que aconteceu. Esse tipo de comportamento pode fazer toda a diferença na saúde emocional deste ser humano.